É oficial, começou o Verão! Vou deixar de beber vinho? Muito pelo contrário, é a época onde mais consumo, sobretudo nas férias.
Admito que não sou especialista em cocktails, mas este é um clássico que até eu bebo de vez em quando: Porto tónico.
Nada contra o Gin, mas não é nosso, é mais alcoólico, é aromatizado sabe-se lá com o quê e nem vou discutir a origem ou qualidade do álcool. Tenho a certeza que há gins de extraordinária qualidade, mas aqui falamos de sumo de uva fermentado, sem aromas nem corantes, um fortificado que também levou álcool (mas de origem vínica) para parar a fermentação e deixar algum açúcar natural, e que estagiou em madeiras para desenvolver a sua cor e complexidade aromática.
Mais uma vez, nada contra o Gin, mas dou preferência a um Porto tónico, principalmente quando o Porto é de boa qualidade, já com alguma complexidade, e com um ligeiro açúcar residual que equilibra bem o sabor amargo da tónica. Aqui optei apenas por umas raspas de limão, poderia talvez ter aprimorado com um toque de especiarias, mas o mais importante foi o gelo, muito, em pedra grande e copo largo, simples, saboroso, excelente aperitivo. Experimentem e divirtam-se!







