Quando pensamos em vinhos do Alentejo, raramente imaginamos falésias, brisa marítima e influência atlântica, mas é precisamente esse o cenário que dá corpo aos vinhos Vicentino.
O projeto Vicentino nasceu da visão de Ole Martin Siem, que viu no litoral da Costa Alentejana, próximo da Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira, um enorme potencial para criar vinhos com um perfil diferente daquele a que o Alentejo habitualmente nos habituou, pois a proximidade ao mar e o clima mais temperado fazem desta zona uma exceção dentro da região.
As primeiras vinhas foram plantadas em 2007, num terroir ainda por explorar, em solos argilo-xistosos e franco arenosos com influência direta da brisa atlântica, com amplitudes térmicas suaves, o que leva a uma maturação lenta e com uma frescura natural, com uma expressão mineral, em particular, salina.
A enologia está a cargo de Bernardo Cabral, que desenvolve as várias referências de um portfólio focado em vários vinhos, monocasta e de lote, que expressam o carácter do lugar. Para além das provas feitas recentemente para o Guia do Alentejo, tive oportunidade de provar mais algumas referências, das quais partilho uma breve nota de prova:
Vicentino 2019 espumante Brut Nature
Lote das internacionais Pinot Noir e Chardonnay, um espumante produzido em método clássico, com 48 meses de estágio, com aroma amanteigado, nota vegetal, muito delicado, um vinho de perfil fino, elegante, com noção de salinidade, uma acidez suave, leve cremosidade, boa persistência. Nota: 17,5
Vicentino 2024 rosé Naked Pinot Noir
“Naked”, ou seja, sem madeira, um rosé com cor de intensidade média, aromático, nota de pêssego, floral, groselha, vinho vinho fino e levemente cremoso, seco e alguma salinidade, delicado e com boa persistência. Nota: 17
Vicentino 2017 tinto Reserva
Monocasta Touriga Nacional, de aroma químico, com nota chocolate negro, grafite, um tinto denso, muito fresco, com ligeira evolução, tanino fino, um vinho elegante e fresco. Nota: 18
Em resumo, um produtor a ter em atenção, vinhos de qualidade e com um perfil distinto do perfil mais comum da região, resultante do terroir onde se insere.