Um vinho de flor...
Uma novidade do produtor Joaquim Arnaud
Joaquim Arnaud é um nome reconhecido entre enófilos, é um produtor de vinho (e não só) reconhecido pela sua paixão e irreverência…
Provado em primeira mão, e portanto disponível no mercado a qualquer momento, tive oportunidade de provar uma nova referência de vinho do produtor Joaquim Arnaud, um vinho branco com estágio sob véu de flor, um branco sem ano de colheita: Arundel branco NV Flor
Comecemos pela parte mais simples: vinho sem ano de colheita (NV - Non Vintage). Trata-se de um vinho branco que junta diferentes anos de colheita. Parte mais elaborada (ou menos vulgar por terras lusas): estágio sob véu de flor. Trata-se de um véu que se desenvolve em barrica, uma capa branca de fungos (leveduras) que por vezes se desenvolve à superfície do vinho quando este estagia em barricas parcialmente cheias (com muito contacto com oxigénio). Esta camada protege o vinho de oxidação e confere um aroma típico.
Em resumo, é um branco, não filtrado, sem certificação de origem, que apresenta um leve cobre na cor, um vinho aromático, com nota típica de flor, com panificação, maçã desidratada, conjugado com leve evolução que dá um leve carácter de fruto seco. Bem seco, com acidez suave e refrescante, moderado no volume de boca, tem boa persistência e um carácter vincado. Nota: 17,5. Apenas 600 garrafas disponíveis.



