Para mim, o melhor palco que podemos dar um vinho é uma mesa, e este evento pretende mostrar a qualidade e o potencial do vinho de Talha na sua relação com a Gastronomia.
Este evento resulta de uma parceria que estabeleci com a Adega da Vidigueira, com o objectivo de elevar o papel do vinho de talha na gastronomia portuguesa. A primeira edição aconteceu no ano passado, um evento intenso, saboroso, e que deixou água na boca para mais uma edição.
Assim sendo, estamos de volta, com a segunda edição do evento.
PROGRAMA
Sábado, dia 22 de março
11-12h: “Cozinha na Vinha” – Showcooking nas Vinhas Centenárias com prova de prato e vinho pelo chef João Narigueta.
13h – 15h: Almoço de harmonização com vinho de Talha, com o Chef Óscar Geadas e o Sommelier António Geadas.
15h-20h: Bar de Vinhos de Talha (c/ Petiscos regionais)
16h-17h – Masterclass “Harmonização com vinhos de talha” com Luís Gradíssimo
20h – 22h: Jantar de harmonização com vinho de Talha, com o Chef João Narigueta.
Domingo, dia 23 de março
11-12h: “Cozinha na Vinha” – Showcooking nas Vinhas Centenárias com prova de prato e vinho pelo chef João Mourato.
13h – 15h: Almoço de harmonização com vinho de Talha, com o Chef João Sá.
16h-17h: Masterclass “Talha com História” com José Miguel Almeida, José Calado e Ricardo Bonito.




Os momentos altos são as refeições preparadas pelos Chefs, únicas, irrepetíveis, preparadas especificamente para harmonizar com vinhos de Talha. Este ano, temos o Chef Óscar Geadas (estrela Michelin) e o seu irmão António Geadas (sommelier) a cargo da primeira refeição, que nos irão trazer sabores transmontanos. O dia de sábado terminará com o jantar com o Chef João Narigueta, uma estrela em ascenção da gastronomia alentejana. A última refeição, o almoço de domingo, fica a cargo do João Sá (estrela Michelin), um Chef com muita sensibilidade para os vinhos e com uma cozinha moderna com a integração de várias culturas.
Mas não ficamos por aqui. Há também dois showcookings, um no sábado de manhã, com o Chef João Narigueta, e outro no domingo de manhã, com o Chef João Mourato, o regresso de um dos chefs da primeira edição. Estas demonstrações culinárias são feitas numa das vinhas centenárias da região da Vidigueira, um cenário deslumbrante para uma harmonização com um vinho de Talha.
Aqueles que tenham interesse na questão da harmonização de vinhos, irei conduzir uma masterclass no sábado, das 16h às 17h. O objectivo é falar de Enogastronomia aplicada a vinhos de talha e experimentar alguns vinhos com alguns pratos para demonstrar um pouco do potencial de ligação destes vinhos à gastronomia.
Teremos ainda o Bar de Talhas, onde poderão provar os vinhos de Talha da Adega da Vidigueira e dos restantes produtores convidados para esta edição: Altas Quintas, Amareleza Vinhos, CARMIM, Morais Rocha Wines e Rocim.
Todas as actividades podem ser adquiridas individualmente, mas os lugares são limitados. Bilhetes já disponíveis no site da Adega da Vidigueira e na Ticketline, em: https://ticketline.sapo.pt/evento/talha-a-mesa-2025-88002
Um brinde ao Vinho de Talha, lá estarei no evento para vos receber.