Poças Fora da Série
Novas referências da linha alternativa da Poças
Fora da Série por serem vinhos que não são produzidos recorrentemente, pelo seu experimentalismo, pelo carácter ocasional, pela vontade de procurar novos caminhos para os vinhos da casa.
Fundada em 1918 por Manoel Domingues Poças Júnior, a Poças é hoje um dos nomes mais respeitados da produção de vinhos do Douro e do Porto, uma casa centenária que continua nas mãos da mesma família, agora na sua 4.ª geração.
A empresa tem três Quintas, com uma área total de 100 hectares (76 hectares de vinha em produção), cada uma localizada numa zona diferente da Região Demarcada do Douro: a Quinta das Quartas, que integra o centro de vinificação por onde todos os vinhos passam (Baixo Corgo), a Quinta de Santa Bárbara, com as estimadas Vinhas Velhas (Cima Corgo) e a Quinta de Vale de Cavalos, junto à Ribeira de Teja e com a altitude e solo de xisto e granito que a caracterizam (Douro Superior).
Na actualidade, a Poças conjuga a herança de décadas com uma visão contemporânea, conjugando as linhas clássicas e tradicionais de vinhos do Porto e do Douro com uma linha mais arrojada e experimentalista: Os Fora da Série.
Para celebrar o 10º aniversário de actividade na casa por parte do enólogo André Pimentel Barbosa, foram apresentados dois novos vinhos desta série, o Dogleg e o Uppercut, dois vinhos tranquilos, sem ano de colheita, com nomes que fazem referência aos hobbies do enólogo, golf e boxe, respectivamente.
Para assinalar os 10 anos de atividade de André Pimentel Barbosa como enólogo da casa, foram apresentados dois novos vinhos da série: Dogleg e Uppercut. Dois vinhos tranquilos, sem indicação de colheita, cujos nomes evocam dois dos hobbies do enólogo, o golfe e o boxe, respetivamente.


Poças Fora da Série NV branco Dogleg
Um lote de vinhos de diferentes colheitas, em particular, de 2018 a 2024, um vinho que conjuga evolução com frescura, notas de fruta mas com alguma evolução, cera, fruta desidratada, um toque de baunilha e de madeiras, um branco seco, amplo, bem fresco e mineral, leve toque de amargo, complexo e muito persistente, de grande equilíbrio. Nota: 18
Poças Fora da Série NV tinto Uppercut
Também um lote de diferentes colheitas, neste caso de 2015 a 2023, um aroma complexo e fresco, fruta preta e expressão floral, beterraba, cacau, nota vegetal e balsâmica, um tinto seco, fresco, com leve carácter vegetal, de tanino fino, um vinho de corpo moderado, com boa densidade e com elegância e boa persistência. Nota: 17,5


