No Palácio do Governador, em Lisboa, uma singular cozinha de fusão entre a gastronomia portuguesa e os sabores asiáticos.
O Palácio do Governador é um luxuoso boutique hotel 5 estrelas em Lisboa, reconstruído no local da casa do antigo governador da Torre de Belém, e o Po Tat é o seu restaurante, um espaço liderado pelo chef André Santos, que apresenta uma cozinha é moderna, uma fusão que une a gastronomia portuguesa a sabores asiáticos




Um espaço que visitei recentemente, para provar a ementa de verão que já deve estar quase a sair, mas que deixou água na boca para regressar na próxima actualização. Partilho alguns dos momentos:
Gamba da costa curada, gaspacho de coco e lima kaffir
Um snack fresco, ideal para o verão, com uma gamba curada no ponto, um conjunto levemente picante, e uma harmonização bem competente com um vinho da casta Riesling, muito fresco e ligeiramente adocicado. Bom início.
Rissóis de lula e berbigão Bulhão Pato
Um rissol com boa fritura, sequinho e estaladiço por fora, bem recheado com um creme saboroso, sabor salino. Um belíssimo snack, pena não haver take-away…
Cogumelo Ostra grelhados com molho de inhame e amendoim.
Cogumelos carnudos e saborosos, um toque de frescura cítrica com nota fumada da confecção no yakitori, puré de inhame e amendoim, a intensidade do sésamo, uma belíssima entrada.




Caril verde de Camarão, noodles de trigo sarraceno e furikake
Admito que caril não é a minha primeira opção, mas este caril verde estava saboroso, relativamente suave, levemente picante, uma cabeça de camarão frita em cima, muito saborosa e estaladiça a dar profundidade e textura, a pedir pão para terminar o prato.
Tamboril grelhado malai tikka, couve chinesa e arroz pilaf
Tamboril firme, molho fresco, toque fumado e crocante da couve, molho de iogurte, um toque fumado, um belíssimo prato de peixe.
Parfait de manga e curcuma, gelado de arroz negro e merengue de yusu
Uma elegante sobremesa, uma invulgar fusão de sabores, manga, curcuma, arroz negro e yusu, um bom conjunto, doce sem exageros, com um toque de frescura.
Pastel de nata
Um momento simbólico, uma vez que Po Tat significa pastel de nata em cantonês, mas também de qualidade, com um belíssimo pastel de nata, muito bem harmonizado com um vinho de Carcavelos.




Elos de ligação entre produtos portugueses e asiáticos, cruzamento de técnicas e inspiração nos descobrimentos, num ambiente agradável e sofisticado. Uma refeição com uma sequência de pratos que acrescentavam sempre mais à viagem gastronómica, num espaço a visitar e a conhecer, que irá ter novidades em breve.