Um novo vinho de um novo projecto, o resultado de um desejo familiar que levou mais de uma década a sair à rua.
A Madalena Vidigal é conhecida no mundo do vinho, uma especialista em enoturismo (Entre Vinhas) e uma comunicadora de vinho (5 minutos de vinho), uma viticultora que apresentou há alguns dias o seu primeiro vinho: Pedra da Mãe 2021 tinto Reserva.
O projecto familiar inicia-se em 2013, com a plantação de uma vinha, próximo de Évora, na região do Alentejo. São cerca de 3ha, com as castas Sousão, Touriga Nacional e Touriga Franca, e 2021 é a primeira colheita a ser comercializada.


Um vinho IG Alentejano, lote das castas Sousão (50%), Touriga Nacional (30%) e Touriga Franca (20%), vinificado com pisa a pé, em lagar de inox, e com estágio de 18 meses em barricas usadas de carvalho francês.
Aromático, fruta madura, cereja, chocolate e notas de torrefacção, sugestão de baunilha. Um tinto generoso na fruta, mas seco e com frescura, reforçado por nota vegetal fresca, um vinho relativamente macio, ainda com algum tanino presente e com alguma rusticidade, um tinto guloso, equilibrado e com boa persistência.
Uma belíssima acidez para harmonizar com alguma gordura, como porco ibérico, onde a expressão frutada possa casar bem. Foram produzidas 2.000 garrafas, e o vinho tem um PVP recomendado de 24,95€. A experimentar.