A homenagem de Jorge Lourenço ao seu pai, ao seu legado, à sua memória.
Jorge Lourenço é um produtor de vinhos do Douro, mais concretamente em Poço do Canto, concelho da Mêda, na sub-região do Douro Superior. Horácio Augusto Lourenço, seu pai, começara a adquirir terrenos e a plantar vinhas nos anos 80, com um sonho que mais tarde viria a ser cumprido pela mão do filho.
A Vinilourenço nasce no início dos anos 2000, pela mão de Jorge Lourenço, com cerca de 18 hectares de vinha e um terreno onde se constrói a adega. Jorge, com apenas 18 anos, pega neste desafio e começa a fazer vinhos, sempre com o apoio da família, em particular dos pais, D. Graça e Horácio.
O pai, Horácio Augusto Lourenço falece em 2011, com 66 anos de idade, e no passado dia 13 de Fevereiro de 2025, faria 80 anos, data em que Jorge Lourenço e sua família decide prestar homenagem ao seu pai, com uma edição especial de um vinho.
Jorge Lourenço fez crescer a empresa, aumentando a área de vinha, expandindo a sua adega, construindo a sua equipa e desenvolvendo o seu portfolio de vinhos.
Actualmente são cerca de 50 hectares de vinha, repartidos em várias parcelas de vinha localizadas em Poço do Canto, Vale da Teja e Pocinho, com uma grande diversidade de altitudes e exposições, desde os 160 metros (das zonas mais baixas da região) até aos 700 metros de altitude (das zonas mais elevadas), em solos ora de xisto ora de granito.
A diversidade começa nas diferentes altitudes, exposições e solos, mas continua com um grande portfolio de castas, sobretudo regionais, algumas delas bastante raras. Nas brancas, temos Viosinho, Rabigato, Fernão Pires, Moscatel Galego Branco, Gouveio, Samarrinho, Donzelinho Branco. Nas tintas, Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz, Sousão, Alicante Bouschet, Tinta Barroca, Tinto Cão, Tinta Francisca e Bastardo.
Destaque para o Viosinho, uma casta amplamente trabalhada por este produtor, com espumantes, tranquilos vários e até colheitas tardias.


O vinho de homenagem é o Pai Horácio 2021 tinto Grande Reserva Edição Especial. Trata-se de uma produção limitada de 1945 (ano de nascimento de Horácio Lourenço) garrafas, um DOC Douro que terá um PVP recomendado de 150€.
Trata-se de uma edição especial, em caixa individual, e com alguns detalhes que o produtor deixa para o consumidor poder explorar e descobrir. Vou apenas acrescentar que a garrafa tem um rótulo duplo…
Vinho produzido com uva originária de parcelas plantadas pelo próprio pai, trata-se de um lote de várias castas da casa, um vinho com 12 meses de estágio em barricas de carvalho francês, que apresenta uma cor intensa, retinto. No aroma, o destaque vai para o chocolate e fruta preta, com uma nota vegetal, barrica presente, de qualidade.
Um tinto com bastante concentração, intensidade e volume, muito tanino mas de grande qualidade, um vinho bem seco, onde se sente alguma frescura, madeira presente, evidente mas sem excessos, um vinho com muita persistência.
Como Jorge Lourenço referiu, um vinho à imagem de seu pai, “forte, com muita estrutura e muita alma”.