Paço do Curutelo
história, vinho e hospitalidade na região dos Vinhos Verdes
O Paço do Curutelo localiza-se na freguesia de Freixo, no concelho de Ponte de Lima, em plena região dos Vinhos Verdes. A atual estrutura, de traço senhorial, resultou de várias intervenções ao longo dos séculos XV a XVII, combinando elementos residenciais e defensivos, com destaque para a sua torre e a capela anexa. O conjunto é classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1977, refletindo o valor patrimonial e arquitectónico do edifício.
Em 2022, o grupo Vila Galé adquiriu o Paço do Curutelo e desenvolveu um projeto de recuperação profunda da propriedade e das vinhas envolventes. Em maio de 2025, abriu oficialmente portas como hotel vínico, o Vila Galé Collection Ponte de Lima, integrando a linha “Vineyards”, focada na valorização de regiões produtoras de vinho em Portugal.
Integrado numa propriedade com 57 hectares, o hotel conta com 69 quartos, piscinas interior e exterior, Spa, NEP Kids Club, parque infantil, biblioteca, espaço museológico e um salão de eventos com capacidade para 350 pessoas. A oferta gastronómica divide-se entre o restaurante Versátil e o Massa Fina.




Para além da componente hoteleira, foi construída uma nova adega, dando origem a vinhos com o nome Paço do Curutelo, uma nova marca e um novo projeto que se junta ao portfolio da sociedade criada por Jorge Rebelo de Almeida (Vila Galé) e António Parente (Madre), aquando do lançamento da Quinta do Val Moreira, no Douro.
Dos 57 hectares, o projecto conta já com cerca de 8 hectares de vinha em produção, sendo que foram plantados recentemente mais 10 hectares. A casta predominante é a Loureiro, casta rainha desta sub-região do Lima, complementado com Alvarinho e Vinhão, entre outras plantadas que ainda não estão em produção.




De momento, apenas uma referência no mercado, o Paço do Curutelo 2024 branco, um vinho aromático, de perfil primário, notas de de fruta, com pêssego, alperce, sugestão de chá. Um vinho de perfil mas comercial, seco mas com algum açúcar residual evidente e ligeiro gás carbónico presente, um vinho simples, de fruta e frescura, com a vivacidade do gás.
Fica a nota que há vários vinhos em estágio e várias interpretações da casta Loureiro, com vinificação e estágio em barrica, com vinificação e estágio em cimento, com curtimenta, de diferentes parcelas, o que irá permitir, a curto / médio prazo, um conjunto de novas referências no portfolio. Com as novas castas plantadas, o leque de opções vai ser ainda mais amplo.
A adega é visitável e com vários programas de enoturismo, complementando assim a oferta do hotel.


