A Ode Winery é um irreverente produtor do Tejo, que procura qualidade e diferenciação, que apresenta mais uma novidade no seu portfolio.
Para quem ainda não conhece o produtor em questão, recomendo uma leitura sobre a visita e prova feita há cerca de um ano, bem como a conversa com a Maria Vicente, a enóloga da casa, para o podcast Pode Conter Sulfitos.
Um portfolio relativamente amplo, com vários vinhos monocasta, entre castas nacionais e internacionais, onde até já havia um monocasta Sémillon, uma variedade pouco conhecida e usada em Portugal, mas que é referência em algumas regiões francesas e australianas.
O Ode 2023 branco Phosphorus é um monocasta Sémillon (100%), com fermentação e posterior estágio de 12 meses em barricas de 500 litros de carvalho francês, com 11,5% de álcool, uma acidez de 6,3 g/l de ácido tartárico e 1,3 g/l de açúcar.
Apresenta uma cor palha de intensidade média, um vinho pouco aromático, de perfil mineral, redutivo, com leve percepção de barrica, com notas de especiaria e baunilha. Um vinho salino, fresco, delicado, um branco seco, de perfil fino, com pouco volume e textura fina, boa persistência, salivante, muito equilibrado. PVP recomendado: 38€ Nota: 18
Mais uma belíssima proposta da casa, um branco de barrica, de perfil mineral, equilibrado, uma boa opção para conhecer e explorar a casta. Boas provas!