Nómada Ancestral 2024 palhete
Aliar a práctica ancestral à irreverência das castas internacionais no terroir de Sintra
O Nómada Wines é um projeto recente, idealizado por Manuel Júdice e Sebastião Mota Veiga, que se define pelo seu caráter “nómada”: cada vinho nasce em parceria com produtores locais, com base em terroirs distintos, sem residência fixa.
Este vinho, o Nómada Ancestral 2024 Palhete, é o segundo vinho deste projecto (o primeiro foi o Nómada do Atlântico), um invulgar lote de Riesling e Merlot, duas castas internacionais, vinificadas de uma forma muito tradicional portuguesa: Palhete.
O palhete é um estilo ancestral português, um tinto claro resultante da co-fermentação de uvas tintas e brancas, tornando-o num tinto mais ligeiro, menos estruturado, normalmente com menos tanino e mais frescura, uma espécie de tinto de Verão, se é que assim podemos dizer.
Lote das castas Riesling e Merlot, em que 80 % das uvas foram desengaçadas e esmagadas, enquanto os restantes 20 % permaneceram em cachos inteiros com engaço fermentando em maceração carbónica.
Apresenta uma cor de rosé, de intensidade média, um vinho aromático, com nota de resina de pinheiro, nota vegetal e de cereja, um vinho aparentemente ligeiro mas com personalidade, fresco, elegante, distinto, um vinho que se bebe com muita facilidade mas que tem complexidade. Nota: 17,5
O vinho foi feito em colaboração com o produtor Infinitude, em Sintra, e foram produzidas apenas 600 garrafas, ou seja, vai ser muito difícil encontrar este vinho.