Que fique claro, adoro leitão assado da Bairrada, mas não desprezem os fígados de leitão, um produto que fica disponível das centenas de Leitões que se assam por toda a região diariamente.
Paro com frequência na região, e é quase sagrado pedir leitão assado, um clássico quando se está na Bairrada. Contudo, há mais vida para além do leitão assado, e não falo das óbvias alternativas em termos de diferentes proteínas, falo sim de diferentes pratos que se fazem a partir do mesmo animal, como os rissóis de leitão, a cabidela ou as iscas de leitão.
Na última passagem pela Mealhada parei numa casa onde nem é frequente ir, a Nova Casa dos Leitões, e apeteceu-me iscas. Dose generosa que com umas entradas dá para dois, finas iscas grelhadas, levemente rosadas no interior, com crocante de amendoim, alho picado e coentros, acompanhado de batata salteada, devidamente temperado com um toque de vinagre no abundante azeite. Peçam o picante, a isca agradece.
E qual o melhor vinho para acompanhar tal iguaria? Para mim, sem dúvida um espumante da região será sempre uma excelente opção, um Bruto, para ter aquele leve residual de açúcar a moderar o efeito picante, com acidez farta para equilibrar o azeite abundante, um vinho relativamente neutro para não adulterar o sabor dos fígados, e que neste caso, até o crocante do amendoim combinava com a crocância da bolha.
E vocês, gostam de iscas de leitão? Qual o vosso restaurante preferido para este prato? E que estilo de vinho para acompanhar?