A Quanta Terra, criada em 1999 por Jorge Alves e Celso Pereira, celebra 25 anos de vida com um vinho que é tanto uma obra de arte, em todos os sentidos.
Mais do que uma edição especial, este vinho é uma peça de coleção: 250 garrafas de 5 litros, todas numeradas e assinadas, com uma imagem criada pelo Vhils (Alexandre Farto), com uma lindíssima íris, tema que dá nome ao vinho.
A íris, um símbolo muito usado pelo artista, uma representação da identidade e unicidade de cada um e daquilo que nos torna únicos, será aqui também uma metáfora para a identidade única de cada vinho.
DOC Douro | 14% álcool | Acidez 5,0g | PVP: 1.590€
Um vinho que resulta do lote das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, com 36 meses de estágio em barricas de carvalho francês. Aromático, com fruta preta, sobretudo cereja e amora, com barrica evidente mas integrada no conjunto, um fundo vegetal que dá frescura aromática, a lembrar salva, alecrim, sugestão mineral presente, com notas de grafite a remeter ao xisto da região.
Um vinho intenso, cheio de fruta, com barrica bem evidente mas integrada, com tanino firme mas fino, um tinto volumoso, com alguma frescura a dar equilíbrio, muito longo, sensação mineral presente, ainda muito jovem, pronto a beber mas com potencial de guarda. Uma verdadeira obra de arte, de parte a parte. Nota: 19