Estarão os vinhos brancos de barrica estão fora de moda? Ou será que um clássico nunca sai de moda? Bem, independentemente das modas, a Churchill’s apresenta a primeira edição do seu Grafite Grande Reserva branco.
Lote das castas Rabigato, Viosinho e Gouveio, uma combinação muito duriense, com fermentação e posterior estágio de 12 meses em barricas novas de 500 litros de carvalho francês, com um PVP recomendado de 38,50€.


De cor palha, é um vinho aromático, fruta amarela, nêspera, pêssego, conjugada com madeira, nota fumada e sugestão de coco. Um branco moderado no volume mas cremoso, com acidez viva, agradável e salivante, tem madeira evidente mas integrada com a fruta, é um vinho com bastante persistência, seco, fresco, jovem mas já com alguma complexidade, um vinho muito equilibrado, agradável, um bom branco de barrica. Nota: 18
PS: Também se podem consumir brancos de barrica fora da época do frio, isto é, não são vinhos de Inverno… E claro, nunca beber vinhos deste perfil (de barrica) muito frios, pois irá acentuar amargos e adstringência. Recomendo mais para os 12 a 14 graus, e se possível, num copo de “tinto”.