Uma novidade da PROVAM, um Alvarinho maturado, com evolução, um vinho exemplar.
Já é conhecida a capacidade de evolução dos vinhos Alvarinho de Monção e Melgaço, a sub-região do Vinho Verde famosa pelos seus vinhos brancos de excelência onde a casta Alvarinho é rainha.
Este vinho é exemplar em qualidade, mas também em mostrar um caminho muito interessante, de colocar no mercado Alvarinhos com alguma evolução, com tempo que muitos consumidores parecem não ter, seja pela falta de condições ou pela falta de crença no potencial destes vinhos.


Este é o primeiro Examplar, ou seja, a primeira edição desta nova referência, um vinho de parcela, um monocasta Alvarinho com fermentação e estágio em barrica, com um estágio prolongado, de alguns anos, que permite colocar no mercado um vinho já com alguma evolução, num belíssimo momento de consumo, apesar da sua evolução. O vinho estará brevemente no mercado, com PVP recomendado de 29,90€.
Um DOC Vinho Verde, da sub-região de Monção e Melgaço, leve tom dourado na cor, um vinho com evolução, com um estágio prolongado que lhe traz complexidade, aromática e gustativa, mas num registo contido, sério, austero, com notas especiadas e florais, um ligeiro toque vegetal e sugestão mineral.
Em boca, tem untuosidade e volume apesar do contido grau de álcool (12,5%), com grande persistência, seco e fresco, madeira presente, especiada, muito bem integrada com o vinho, alguma salinidade, grande elegância, um vinho com finesse.
Um vinho que merece tempo no copo e que deve ser apreciado com calma, a uma temperatura moderada (12 a 14 graus), em copo de qualidade. Exemplar. Nota: 18,5