Se ainda achas que cerveja é a melhor companhia para uns caracóis (à portuguesa), então esta publicação é para ti!
Começa hoje a época “oficial” dos caracóis, dia 1 de Maio, dia do Trabalhador, que deveria ser também o dia do caracol. Não vou aqui desenvolver qual a melhor receita, se leva ou não cerveja (para mim, não), se leva ou não enchidos (talvez seja interessante caso os caracóis estejam demasiado “magros”), ou se leva ou não picante (de uma forma geral, também o dispenso). Hoje, a minha única questão é: Qual a melhor bebida para acompanhar esta iguaria?
Há vários anos que defendo que a melhor companhia para caracóis são espumantes! Espumantes brutos, de perfil jovem, com fruta e frescura, sobretudo brancos.
Caso não usem picante, poderá ser um Bruto Natural ou um Extra Bruto, com pouquíssimo açúcar residual. Caso prefiram colocar um pouco de picante, nesse caso, um Bruto (até 12 g/l de açúcar) poderá ser mais adequado, ajudando a neutralizar o ardor do picante (ou pelo menos para não o intensificar ainda mais).
Se forem da equipa do chouriço nos caracóis, com um sabor mais intenso, com mais temperos (dos próprios chouriços), então talvez seja melhor um espumante rosé. Jogar com o grau de doçura de acordo com o grau de picante.
Para todos aqueles, como eu, que gostam de torradas a acompanhar os caracóis, aí recomendo um espumante de método clássico com algum tempo de estágio em garrafa, para que o espumante desenvolva um pouco do carácter de fermento e panificação que irão harmonizar na perfeição com o pão.
Se não gostarem de espumante, nem peçam caracóis! Estou a brincar, claro que há muitas outras possibilidades. Esta é a que mais gosto, entre várias que fui experimentando ao longo dos anos. E vocês, com que vinhos gostam de ter numa caracolada?