Calça Curta
Uma paragem obrigatória na histórica linha do Douro
Entre o Douro e a estação do Tua, o Calça Curta é mais do que um restaurante, é um destino e uma paragem obrigatória na histórica linha do Douro.
Trata-se de um restaurante tradicional localizado mesmo ao lado da estação do Tua, na histórica Linha do Douro, com uma vista privilegiada para o rio e para as suas encostas que moldam um dos mais belos lugares de Portugal.
Chegar aqui de comboio é, por si só, uma experiência, uma viagem pelas margens do Douro que nos prepara, sem pressa, para o que está por vir. Mas é à mesa que se completa o percurso, com sabores durienses e com uma carta de vinhos atenta ao território, num lugar onde o tempo parece abrandar.




O almoço começou com enguias de escabeche e peixinhos do rio como entradas, homenagem ao peixe de rio que é uma das especialidades da casa, ambos simples, saborosos e bem confeccionados. Foram acompanhados por um vinho branco da região, o D. Graça Reserva Rabigato.
Seguiu-se um belíssimo Cabrito transmontano, especialidade da casa servida ao almoço de domingo, tenro e suculento, com uma boa batata de forno, assessorado por um tinto da região, o Perdido.
A refeição terminou com um prato de Queijo com Figo e doce de Abóbora, do mais simples que há, com uns figos de comer e chorar por mais!




Não é um restaurante de passagem, mas sim de destino, um local que recomendo a visita bem como a reserva. Várias especialidades só por encomenda, como o Arroz de Lebre, Coelho bravo, Perdiz, Arroz de Cabidela, Lampreia, Ensopado de Enguias ou Cozido à Portuguesa, só para mencionar alguns… Até breve!


