O meu primeiro livro, Enogastronomia, foi um desafio muito interessante, mas foi só o início de uma jornada. Nesse primeiro livro estabeleci as bases daquilo que entendo como Enogastronomia, que é a relação entre a comida, o vinho e a pessoa.
O (vinho) espumante é uma das minhas paixões, um dos tipos de vinho que mais consumo e que considero mais interessantes e versáteis para harmonização com comida, pelo que, o segundo livro foi, naturalmente, para esta temática, e, em Junho de 2021, nasceu o Bruto: o espumante à mesa.
O livro começa por uma introdução teórica aos espumantes, o que são e como se produzem, bem como os principais classificações e designativos usados, que são específicos deste tipo de vinho.
A segunda parte do livro é dedicada ao serviço, com aspectos relativos a temperaturas de consumo (há que considerar diferentes temperaturas para diferentes perfis de espumante), copos (sim, há vários copos a ter em consideração) e decantação (podemos decantar espumantes?!?).
Por fim, a terceira parte do livro, focada na questão da harmonização de espumantes com comida, com uma breve introdução teórica seguido de 15 casos prácticos que ajudam a ilustrar não só os conceitos como também harmonizações com diferentes perfis de espumante e em diferentes momentos de uma refeição, desde as entradas até às sobremesas, passando por pratos de peixe e de carne.
Livro disponível na Amazon. Boa leitura e boas provas!