A Blandy's marca um novo capítulo na sua história com o lançamento de uma nova imagem na gama dos vinhos Madeira 10 Anos.
Há alguns dias, na Taberna Meia Porta, em Lisboa, foram apresentados os novos vinhos da Blandy’s, os Madeira 10 Anos. Esta nova imagem pretende chegar a novos públicos, mas também marcar uma nova fase da empresa, com um novo posicionamento e estilo de vinho.
Estes novos vinhos são lotes que já tiram partido da nova adega instalada no Caniçal em 2014, com condições de estágio diferentes do Funchal, permitindo assim obter vinhos diferenciados.
Houve oportunidade para provar as quatro referências, que vão do seco ao doce, com uma casta associada a cada grau de doçura, como é tradicional na região, e de os testar à mesa, num menu pensado para o momento, de acordo com os petiscos da casa.
Sercial 10 anos
Cor dourada. Nariz com alguma fruta branca, notas cítricas, fruto seco muito discreto. Boa acidez, sente-se uma leve doçura mas termina quase seco (55g de açúcar), levemente salino. Nota: 17,5
Nas harmonizações, a ostra, por si, não justificava um Sercial, mas a toranja ajudou muito na ligação. Já o croquete de sapateira ligou muito bem.
Verdelho 10 Anos
Cor âmbar, com laivo rubi. Um Verdelho um pouco contido no aroma, limpo, alguma fruta tropical, nota vegetal muito discreta, doçura já evidente, um estilo quase meio doce (75 gramas de açúcar), mas com uma boa acidez, boa persistência, nariz muito limpo, boa concentração. Nota: 17,5
Espetada de atum, levemente corada, com pimentos a dar intensidade e aroma, tomate cherry a dar frescura, e um molho picapau (mostarda, nata, água de picle). A densidade do atum pede um fortificado, o pimento ajuda a equilibrar a intensidade da combinação, e o molho avinagrado dá o mote. A melhor harmonização.
Boal 10 Anos
Bual ou Boal, também conhecida como Malvasia Fina, um vinho de cor âmbar intensa, meio doce no estilo (95 gramas de açúcar), notas de especiaria e fruto seco a lembrar figo em passa, sente-se alguma acidez a dar frescura. Nota: 17
Barriga de porco muito tenra, pele crocante, doce e salgada, com um puré de grão com cenoura e um picle de cebola. A harmonização foi interessante, a caramelização da pela apela ao caramelo, e reforçando o picante tudo fez mais sentido.
Malvasia 10 Anos
Cor intensa, âmbar de tom avermelhado. Aromático, leve caramelo, fruta cristalizada, especiaria, algum fruto seco, nota fumada. Doce (130 gramas de açúcar), com boa acidez, untuoso, levemente salino, intenso e persistente, equilibrado. Nota: 18
Harmonização com o Bolo de amêndoa d'ovos, denso, doce, com um intenso sabor a amêndoa, com um doce de ovo.
Se queres aprender mais sobre Vinho Madeira (e outros vinhos fortificados como Porto e Sherry) e sobre harmonizações com estes vinhos, então recomendo a leitura do meu terceiro livro, o Generoso: o vinho fortificado à mesa.
Boa leitura e boas provas!